segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ciência e humor na diferença entre os cérebros masculino e feminino

Assim como homens e mulheres são visualmente diferentes, suas estruturas cerebrais também têm peculiaridades próprias. Cada um dos sexos tende a usar o cérebro de modos distintos para, por exemplo, achar caminhos no trânsito, desengavetar lembranças, trocar idéias com amigos ou fazer compras.

As diferenças entre o cérebro masculino e o feminino são, ao lado de culturais, responsáveis por aptidões mais tipicamente masculinas ou femininas. É o que acreditam pesquisadores como o psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e o neurologista Matthias Riepe, da Universidade de Ulm, Alemanha.

O cérebro feminino, por exemplo, tende a ser mais organizado para dar conta da linguagem. Mulheres costumam se dar melhor em testes de fluência verbal. Elas têm, por exemplo, mais facilidade em recordar uma lista de palavras começando com a mesma letra.

Na orientação espacial, ponto para os homens. Na média, o sexo masculino tem também mais facilidade em visualizar objectos em rotação, identificar figuras geométricas escondidas num desenho mais amplo, calcular distâncias e velocidades. E, como os macacos machos, os homens são mais precisos em acertar objectos em determinado alvo.

Já a coordenação motora fina é melhor entre as mulheres. Elas também têm mais facilidade em identificar com rapidez figuras idênticas entre imagens semelhantes ou perceber se determinado objecto foi removido do lugar. O sexo feminino costuma ser melhor em testes de associações de idéias - fazer uma lista de objectos com a mesma cor, por exemplo.

Diferenças à parte, ninguém é menos inteligente. Nos testes de QI, homens costumam ir melhor nas questões relacionadas à inteligência não-verbal; e mulheres, nas de inteligência verbal. Na média, porém, o QI feminino e o masculino são os mesmos.

Não faltam estudos que apontam diferenças no cérebro masculino e feminino. Em relação à linguagem, por exemplo, uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, mostra que as mulheres processam as informações nos dois lados do cérebro, geralmente com predominância do esquerdo. Já os homens tendem a utilizar só o hemisfério esquerdo e nada mais. Essa diferença ajuda a explicar o melhor desempenho feminino na linguagem verbal. Nas tarefas relacionadas à orientação espacial, também há variações. Apenas os homens utilizam de forma significativa os dois lados de uma região cerebral chamada hipocampo - possível explicação para a vantagem masculina.

"Homens e mulheres têm cérebro organizado de formas diferentes", afirma o neurologista Matthias Riepe, da Universidade de Ulm, na Alemanha. "Isso pode parecer estranho do ponto de vista social, mas é completamente natural do ponto de vista neurológico."

Quer dizer, então, que homens são de Marte e mulheres de Vénus? "Não, são todos da Terra", ironiza o psicólogo Simon Baron-Cohen. Afinal, as diferenças não são tão extremas assim, afirma em seu livro "The Essencial Difference" (A Diferença Essencial), lançado neste ano no Reino Unido. "As variações são estatísticas, mas cada indivíduo é diferente." Claro que há mulheres excelentes em matemática e homens com enorme habilidade verbal, exemplifica.

Mas para Baron-Cohen, há uma diferença básica entre a média dos homens e das mulheres. Pelo seu raciocínio, homens tendem a ter mais habilidade na sistematização. Ou seja, têm o cérebro mais bem estruturado para entender sistemas baseados em regras rígidas de causa e consequência. Daí a maior habilidade masculina nas ciências exactas e na orientação espacial.

No cérebro feminino, a marca é a empatia. "Mulheres tendem a ter mais facilidade em identificar emoções alheias e em responder de forma apropriada." Para Baron-Cohen, a empatia é estreitamente associada à habilidade verbal. Um factor é ao mesmo tempo causa e consequência do outro.



Gica

3 comentários:

Susana Garcia Ferreira disse...

pois interessante lol.mas é mesmo as mulheres tem mais capacidade verbal e de movimento e de tomar decisões mais rapidamente e os homens é mais mecânica,espacial e numérica.

:.tossan® disse...

Claro sou homem e tenho cérebro mas desde pequeno sempre achei que o lado esquerdo do cérebro da mulher é mais evoluído que do homem, mas o direito não...só com a vinda da serenidade a prova está no video, porém do homem ambos os lados precisam de ajustes. Gostei muito do seu blog. Beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Tem selinho nota 10 lá pra vc amiga.

beijooo